Fenômeno de julho. Verdade ou mito?


Se você não sabe o que é o fenômeno de Julho, sugiro a leitura (The July Phenomenon, Truth or Myth?)
Trata-se de uma percepção demonstrada por alguns estudos em que a mortalidade intra-hospitalar aumenta durante o mês de Julho (mês do início das residências médicas nos EUA).
Fiquei imaginando como seria um estudo desses em nossas emergências no início de cada ano, em que médicos recém-formados, residentes ou não, iniciam suas atividades pelos pronto-socorros, assumindo responsabilidades.
Mais encasquetado fico ao imaginar a realidade de pequenos pontos de atendimento, que nem se pode chamar de hospitais, que ficam à mercê de acadêmicos portando carimbos de médicos e se responsabilizando por vidas sem qualquer supervisão ou conhecimento para isso. Recebendo salários ínfimos para cumprir uma função nobre. Custam muito menos às secretarias de saúde desses pequenos municípios do que contratar médicos de verdade.
Embora saibamos que esses acadêmicos salvam vidas e merecem méritos por isso, não podemos aceitar essa situação! Pois não é excessão, é regra.
Triste isso!

Comentários

  1. Para variar, concordo! E confesso que não entendo como nossos colegas ou futuros se sujeitam a isso!! Depois me acham a "revolucionária"! Hahaha!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Back to Blogger

Experiência - Para pensar...